1. INTRODUÇÃO
1.1 Entendendo a evolução dos Sistemas da Educação ao longo dos anos;
2. CAPTAÇÃO DE RECURSOS
2.1 Processo de identificação, priorização e planejamento das Demandas de Projetos;
2.2 Apresentação de ferramentas tecnológicas que podem auxiliar neste processo;
2.3 Apresentação dos tipos de recursos que podem ser recebidos junto a área da educação (Governamentais, Iniciativa Privada, Financiamentos, entre outros);
2.4 Oportunidades de Captação de Recursos disponíveis, onde encontrá-las;
6. PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA – PDDE
6.1 Apresentação do fluxograma de funcionamento dos Programas do PDDE;
6.2 Apresentação das normas e legislações que regulamentam o Programa;
6.3 Apresentação dos tipos de recursos repassados através do Programa Dinheiro Direto na Escola e as principais diferenças no uso dos recursos (PDDE Integral, Estrutura e Qualidade);
6.4 Atualização dos dados cadastrais da Escola no PDDEWeb;
6.5 Demonstração dos tipos de despesas que podem ser pagas com os recursos do Programa;
6.6 Demonstração de como é realizado o cálculo dos valores do PDDE e a diferenciação de recebimento deles pelas escolas;
6.7 Orientações sobre as novidades com a chegada da transferência/ pagamento via PIX;
6.8 Apresentação do checklist de documentos para armazenamento físico;
7. PROGRAMA TRANSPORTE ESCOLAR – PNATE
7.1 Apresentação do fluxograma de funcionamento do Programa PNATE;
7.2 Apresentação das normas e legislações que regulamentam o Programa;
7.3 Apresentação das regras para uso dos recursos e as penalidades sofridas àqueles que gastam em desacordo os valores recebidos;
7.4 Demonstração dos tipos de despesas que podem ser pagas com os recursos do Programa;
7.5 Identificar como é realizado o cálculo dos valores do PNATE;
7.6 Orientações sobre o cadastro do Conselho do CACSFUNDEB;
7.7 Apresentação dos prazos fixados para realização das prestações de contas dos recursos;
7.8 Apresentação do checklist de documentos para armazenamento físico;
8. PROGRAMA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – PNAE
8.1 Apresentação do fluxograma de funcionamento do Programa PNAE;
8.2 Apresentação das normas e legislações que regulamentam os Programas;
8.3 Apresentação das regras para uso dos recursos e as penalidades para aqueles que gastam em desacordo;
8.4 Demonstração dos tipos de despesas que podem ser pagas com os recursos do Programa;
8.5 Identificar como é realizado o cálculo dos valores do PNAE;
8.6 Orientações e novidades sobre o cadastro do Conselho do CAE no SIGPNAE;
8.7 Informações sobre a terceirização da merenda escolar e as possibilidade de utilização dos recursos do PNAE;
8.8 Apresentação do checklist de documentos para armazenamento físico;
9. SISTEMA SIGPC
9.1 Apresentação do fluxograma da prestação de contas;
9.2 Apresentação das legislações e normas pertinentes juntamente com as mudanças realizadas;
9.3 Apresentação dos prazos fixados para realização da prestação de contas dos Programas do Ministério da Educação a serem realizados através do Sistema SIGPC;
9.4 Demonstração do passo a passo de navegação dentro das Abas do Sistema SIGPC;
9.4.1 Demonstração de como reprogramar saldos de recursos dos Programas no Sistema SIGPC;
9.4.2 Dicas importantes sobre como realizar o preenchimento do SIGPC de acordo com o tipo de Programa;
9.4.3 Apresentação de como reprogramar saldos de recursos do PDDE, PNAE e PNATE no SIGPC;
9.4.4 Identificar os principais erros cometidos no uso dos recursos dos Programas PDDE, PNAE e PNATE;
9.5 Apresentação do checklist de documentos necessários para realizar o preenchimento do sistema e armazenamento em meio físico;
10. SISTEMA BB GESTÃO ÁGIL 4
10.1 Apresentação do fluxograma da prestação de contas;
10.2 Apresentação das legislações e normas pertinentes juntamente com as mudanças realizadas;
10.3 Apresentação dos prazos para realização da prestação de contas dos Programas do Ministério da Educação a serem realizados através do Sistema BB Gestão Ágil;
10.4 Conhecendo as funcionalidades do Sistema BB Gestão Ágil
10.4.1 Demonstrando os Perfis de acesso ao Sistema;
10.4.2 Demonstrando a diferença dos acessos entre Senha e Chave J;
10.4.3 Apresentando as funcionalidades que serão utilizadas
10.4.4 Selecionando o Extrato Bancário para identificação das Despesas;
10.4.5 Conhecendo e classificando as Despesas;
10.4.6 Demonstração do lançamento da Nota Fiscal Eletrônica;
10.4.7 Demonstração do lançamento dos outros tipos de documentos de despesa;
10.4.8 Conhecendo as mensagens de alertas emitidas pelo Sistema BB Gestão Ágil;
10.5 Demonstração da funcionalidade Anotações do Sistema;
10. SISTEMA DE GESTÃO DE CONSELHOS – SIGECON
10.1 Perfil de acesso junto ao Sistema SIGECON;
10.2 Dicas e orientações de como deverá ser a solicitação do acesso;
10.3 Demonstração das abas de análise e aprovação das prestações de contas pelos membros dos Conselhos da Educação junto ao Sistema de Gestão de Conselhos - SIGECON;
10.4 Checklist dos documentos n.