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WORKSHOP DE REVISÃO E ELABORAÇÃO DE TEXTOS OFICIAIS E TÉCNICOS COM A UTILIZAÇÃO DO CHATGPT COMO FERRAMENTA ACESSÓRIA

Data do curso: 11 e 12 de dezembro
Horário:

08h às 12h e 14h às 18h - Horário de Brasília

Duração: 16 horas
Local: Sede da ICOGESP - Palmas/TO
Inclusos: Apostila digital, bloco, caneta e certificado (mediante o cumprimento da carga horária obrigatória). Faça sua inscrição e ganhe uma mochila, um copo térmico e um marca-texto.
Metodologia:

A metodologia adotada pela ICOGESP é alicerçada na aprendizagem colaborativa que utiliza ferramentas educacionais e recursos tecnológicos diversificados, possibilitando ao aluno vivenciar experiência e práticas profissionais cotidianas. Aulas dinâmicas, estudos de casos, compartilhamento de experiência e a realização de atividades práticas são estratégicas utilizadas para garantir o alcance de melhores resultados de aprendizagem. Serão aulas expositivas, casos práticos, debates e exemplos.

Instrutor: Max Müller
Foto do Instrutor:
Curriculo:

Professor e coordenador técnico científico de eventos em todo país, em mais de 15 áreas da Gestão Pública.

Investimento:

O valor da inscrição é R$ 1.800,00 (hum mil e oitocentos reais) por inscrição. Na inscrição de 3 ou mais participantes tem 10% de desconto. Acima de 6 inscrições é ofertado condições especiais.

Devendo o pagamento ser realizado por meio de deposito bancário na Agência nº. 3664-1, Conta Corrente nº. 29.261-3, Banco Bradesco, em nome da empresa BARROS E COVALO LTDA-ME, cujo é CNPJ 25.449.425/0001-03 . O curso somente será confirmado com a inscrição mínima de 25 (vinte e cinco) pagantes. Reservando a empresa o direito de cancelar o curso sem qualquer ônus a mesma, caso esse quantitativo não seja alcançado.

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PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES - DFD - ETP - TR

Data do curso: 03 a 05 de fevereiro
Horário:

08h às 12h e 14h às 18h - Horário de Brasília

Duração: 20 horas
Local: Sede da ICOGESP - Palmas/TO
Inclusos: Apostila digital, bloco, caneta e certificado (mediante o cumprimento da carga horária obrigatória). Faça sua inscrição e ganhe uma mochila, um copo térmico e um marca-texto.
Metodologia:

A metodologia adotada pela ICOGESP é alicerçada na aprendizagem colaborativa que utiliza ferramentas educacionais e recursos tecnológicos diversificados, possibilitando ao aluno vivenciar experiência e práticas profissionais cotidianas. Aulas dinâmicas, estudos de casos, compartilhamento de experiência e a realização de atividades práticas são estratégicas utilizadas para garantir o alcance de melhores resultados de aprendizagem. Serão aulas expositivas, casos práticos, debates e exemplos.

Instrutor: Adm. Ana Cristina Araújo
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Curriculo:

Auditora de Controle Externo do TCE/AC

Investimento:

O valor da inscrição é R$ 1.920,00 (hum mil e novecentos e vinte reais) por inscrição. Na inscrição de 3 ou mais participantes tem 10% de desconto. Acima de 6 inscrições é ofertado condições especiais.

Devendo o pagamento ser realizado por meio de deposito bancário na Agência nº. 3664-1, Conta Corrente nº. 29.261-3, Banco Bradesco, em nome da empresa BARROS E COVALO LTDA-ME, cujo é CNPJ 25.449.425/0001-03 . O curso somente será confirmado com a inscrição mínima de 25 (vinte e cinco) pagantes. Reservando a empresa o direito de cancelar o curso sem qualquer ônus a mesma, caso esse quantitativo não seja alcançado.

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PLANO DE CONTRATAÇÃO ANUAL (PCA)

Data do curso: 13 e 14 de março
Horário:

08h às 12h e 14h às 18h - Horário de Brasília

Duração: 16 horas
Local: Sede da ICOGESP - Palmas/TO
Inclusos: Apostila digital, bloco, caneta e certificado (mediante o cumprimento da carga horária obrigatória). Faça sua inscrição e ganhe uma mochila, um copo térmico e um marca-texto.
Metodologia:

A metodologia adotada pela ICOGESP é alicerçada na aprendizagem colaborativa que utiliza ferramentas educacionais e recursos tecnológicos diversificados, possibilitando ao aluno vivenciar experiência e práticas profissionais cotidianas. Aulas dinâmicas, estudos de casos, compartilhamento de experiência e a realização de atividades práticas são estratégicas utilizadas para garantir o alcance de melhores resultados de aprendizagem. Serão aulas expositivas, casos práticos, debates e exemplos.

Instrutor: Ana Vasconcelos
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Curriculo:

Servidora pública federal, especialista em gestão pública.

Investimento:

O valor da inscrição é R$ 1.890,00 (hum mil e oitocentos e noventa reais) por inscrição. Na inscrição de 3 ou mais participantes tem 10% de desconto. Acima de 6 inscrições é ofertado condições especiais.

Devendo o pagamento ser realizado por meio de deposito bancário na Agência nº. 3664-1, Conta Corrente nº. 29.261-3, Banco Bradesco, em nome da empresa BARROS E COVALO LTDA-ME, cujo é CNPJ 25.449.425/0001-03 . O curso somente será confirmado com a inscrição mínima de 25 (vinte e cinco) pagantes. Reservando a empresa o direito de cancelar o curso sem qualquer ônus a mesma, caso esse quantitativo não seja alcançado.

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LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO, TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E OUVIDORIA

Data do curso: 12 e 13 de dezembro
Horário:

08h às 12h e 14h às 18h - Horário de Brasília

Duração: 16 horas
Local: Sede da ICOGESP - Palmas/TO
Inclusos: Apostila digital, bloco, caneta e certificado (mediante o cumprimento da carga horária obrigatória). Faça sua inscrição e ganhe uma mochila, um copo térmico e um marca-texto.
Metodologia:

A metodologia adotada pela ICOGESP é alicerçada na aprendizagem colaborativa que utiliza ferramentas educacionais e recursos tecnológicos diversificados, possibilitando ao aluno vivenciar experiência e práticas profissionais cotidianas. Aulas dinâmicas, estudos de casos, compartilhamento de experiência e a realização de atividades práticas são estratégicas utilizadas para garantir o alcance de melhores resultados de aprendizagem. Serão aulas expositivas, casos práticos, debates e exemplos.

Instrutor: Dagmar Gemelli
Foto do Instrutor:
Curriculo:

Auditora de Controle Externo do TCE/TO, com doutorado em Direito Público e mestrado em Políticas Públicas. Especialista em Direito Público e Compras Públicas, voluntária da Rede Governança Brasil-RGB - Comitê Contratações Públicas. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Compras Públicas, Controle Social e Portal da Transparência.

Investimento:

O valor da inscrição é R$ 1.800,00 (hum mil e oitocentos reais) por inscrição. Na inscrição de 3 ou mais participantes tem 10% de desconto. Acima de 6 inscrições é ofertado condições especiais.

Devendo o pagamento ser realizado por meio de deposito bancário na Agência nº. 3664-1, Conta Corrente nº. 29.261-3, Banco Bradesco, em nome da empresa BARROS E COVALO LTDA-ME, cujo é CNPJ 25.449.425/0001-03 . O curso somente será confirmado com a inscrição mínima de 25 (vinte e cinco) pagantes. Reservando a empresa o direito de cancelar o curso sem qualquer ônus a mesma, caso esse quantitativo não seja alcançado.

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FORMAÇÃO DE CONTROLADORES E CONTROLES INTERNOS MUNICIPAIS NA PRÁTICA: ATUAÇÃO, ELABORAÇÃO DE NOTAS TÉCNICAS E RELATÓRIOS

Data do curso: 17 e 18 de fevereiro
Horário:

08h às 12h e 14h às 18h - Horário de Brasília

Duração: 16 horas
Local: Sede da ICOGESP - Palmas/TO
Inclusos: Apostila digital, bloco, caneta e certificado (mediante o cumprimento da carga horária obrigatória). Faça sua inscrição e ganhe uma mochila, um copo térmico e um marca-texto.
Metodologia:

A metodologia adotada pela ICOGESP é alicerçada na aprendizagem colaborativa que utiliza ferramentas educacionais e recursos tecnológicos diversificados, possibilitando ao aluno vivenciar experiência e práticas profissionais cotidianas. Aulas dinâmicas, estudos de casos, compartilhamento de experiência e a realização de atividades práticas são estratégicas utilizadas para garantir o alcance de melhores resultados de aprendizagem. Serão aulas expositivas, casos práticos, debates e exemplos.

Instrutor: Milton Mendes
Foto do Instrutor:
Curriculo:

Professor, autor e auditor especializado em Administração Pública Municipal, com vasta experiência em controle interno, legislação e gestão administrativa.

Investimento:

O valor da inscrição é R$ 1.890,00 (hum mil e oitocentos e noventa reais) por inscrição. Na inscrição de 3 ou mais participantes tem 10% de desconto. Acima de 6 inscrições é ofertado condições especiais.

Devendo o pagamento ser realizado por meio de deposito bancário na Agência nº. 3664-1, Conta Corrente nº. 29.261-3, Banco Bradesco, em nome da empresa BARROS E COVALO LTDA-ME, cujo é CNPJ 25.449.425/0001-03 . O curso somente será confirmado com a inscrição mínima de 25 (vinte e cinco) pagantes. Reservando a empresa o direito de cancelar o curso sem qualquer ônus a mesma, caso esse quantitativo não seja alcançado.

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FORMAÇÃO DE AGENTE DE TRIBUTOS, AUDITORES E FISCAIS TRIBUTÁRIOS: ABORDAGEM PRÁTICA SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA E OS IMPACTOS NOS MUNICÍPIOS

Data do curso: 24 e 25 de março
Horário:

08h às 12h e 14h às 18h - Horário de Brasília

Duração: 16 horas
Local: Sede da ICOGESP - Palmas/TO
Inclusos: Apostila digital, bloco, caneta e certificado (mediante o cumprimento da carga horária obrigatória). Faça sua inscrição e ganhe uma mochila, um copo térmico e um marca-texto.
Metodologia:

A metodologia adotada pela ICOGESP é alicerçada na aprendizagem colaborativa que utiliza ferramentas educacionais e recursos tecnológicos diversificados, possibilitando ao aluno vivenciar experiência e práticas profissionais cotidianas. Aulas dinâmicas, estudos de casos, compartilhamento de experiência e a realização de atividades práticas são estratégicas utilizadas para garantir o alcance de melhores resultados de aprendizagem. Serão aulas expositivas, casos práticos, debates e exemplos.

Instrutor: Rafael Gonçalves
Foto do Instrutor:
Curriculo:

Especialista em Direito Tributário e em Retenções Tributárias.

Investimento:

O valor da inscrição é R$ 1.890,00 (hum mil e oitocentos e noventa reais)por inscrição. Na inscrição de 3 ou mais participantes tem 10% de desconto. Acima de 6 inscrições é ofertado condições especiais.

Devendo o pagamento ser realizado por meio de deposito bancário na Agência nº. 3664-1, Conta Corrente nº. 29.261-3, Banco Bradesco, em nome da empresa BARROS E COVALO LTDA-ME, cujo é CNPJ 25.449.425/0001-03 . O curso somente será confirmado com a inscrição mínima de 25 (vinte e cinco) pagantes. Reservando a empresa o direito de cancelar o curso sem qualquer ônus a mesma, caso esse quantitativo não seja alcançado.

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CAPACITAÇÃO - PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR - PAD

Data do curso: 05 e 06 de dezembro
Horário:

08h às 12h e 14h às 18h - Horário de Brasília

Duração: 16 horas
Local: Sede da ICOGESP - Palmas/TO
Inclusos: Apostila digital, bloco, caneta e certificado (mediante o cumprimento da carga horária obrigatória). Faça sua inscrição e ganhe uma mochila, um copo térmico e um marca-texto.
Metodologia:

A metodologia adotada pela ICOGESP é alicerçada na aprendizagem colaborativa que utiliza ferramentas educacionais e recursos tecnológicos diversificados, possibilitando ao aluno vivenciar experiência e práticas profissionais cotidianas. Aulas dinâmicas, estudos de casos, compartilhamento de experiência e a realização de atividades práticas são estratégicas utilizadas para garantir o alcance de melhores resultados de aprendizagem. Serão aulas expositivas, casos práticos, debates e exemplos.

Instrutor: Marilene Matos
Foto do Instrutor:
Curriculo:

Doutora e Mestre em Direito. Advogada. Assessora jurídica da Escola de Governo da Câmara dos Deputados - CEFOR

Investimento:

O valor da inscrição é R$ 1.800,00 (hum mil e oitocentos reais) por inscrição. Na inscrição de 3 ou mais participantes tem 10% de desconto. Acima de 6 inscrições é ofertado condições especiais.

Devendo o pagamento ser realizado por meio de deposito bancário na Agência nº. 3664-1, Conta Corrente nº. 29.261-3, Banco Bradesco, em nome da empresa BARROS E COVALO LTDA-ME, cujo é CNPJ 25.449.425/0001-03 . O curso somente será confirmado com a inscrição mínima de 25 (vinte e cinco) pagantes. Reservando a empresa o direito de cancelar o curso sem qualquer ônus a mesma, caso esse quantitativo não seja alcançado.

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WORKSHOP - O PAPEL DO VEREADOR: PROCESSO LEGISLATIVO, FISCALIZAÇÃO E A EXCELÊNCIA EM SUA ATUAÇÃO

Data do curso: 19 de fevereiro
Horário:

08h às 12h - Horário de Brasília

Duração: 04 horas
Local: Sede da ICOGESP - Palmas/TO
Inclusos: Apostila digital, bloco, caneta e certificado (mediante o cumprimento da carga horária obrigatória). Faça sua inscrição e ganhe uma mochila, um copo térmico e um marca-texto.
Metodologia:

A metodologia adotada pela ICOGESP é alicerçada na aprendizagem colaborativa que utiliza ferramentas educacionais e recursos tecnológicos diversificados, possibilitando ao aluno vivenciar experiência e práticas profissionais cotidianas. Aulas dinâmicas, estudos de casos, compartilhamento de experiência e a realização de atividades práticas são estratégicas utilizadas para garantir o alcance de melhores resultados de aprendizagem. Serão aulas expositivas, casos práticos, debates e exemplos.

Instrutor: Milton Mendes
Foto do Instrutor:
Curriculo:

Professor, autor e auditor especializado em Administração Pública Municipal, com vasta experiência em controle interno, legislação e gestão administrativa.

Investimento:

O valor da inscrição é R$ 480,00 (quatrocentos e oitenta reais) por inscrição. Na inscrição de 3 ou mais participantes tem 10% de desconto. Acima de 6 inscrições é ofertado condições especiais.

Devendo o pagamento ser realizado por meio de deposito bancário na Agência nº. 3664-1, Conta Corrente nº. 29.261-3, Banco Bradesco, em nome da empresa BARROS E COVALO LTDA-ME, cujo é CNPJ 25.449.425/0001-03 . O curso somente será confirmado com a inscrição mínima de 25 (vinte e cinco) pagantes. Reservando a empresa o direito de cancelar o curso sem qualquer ônus a mesma, caso esse quantitativo não seja alcançado.

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ROTINAS DE RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ASPECTOS PRÁTICOS E ESTUDOS DE CASOS

Data do curso: 13 e 14 de fevereiro
Horário:

08h às 12h e 14h às 18h - Horário de Brasília

Duração: 16 horas
Local: Sede da ICOGESP - Palmas/TO
Inclusos: Apostila digital, bloco, caneta e certificado (mediante o cumprimento da carga horária obrigatória). Faça sua inscrição e ganhe uma mochila, um copo térmico e um marca-texto.
Metodologia:

A metodologia adotada pela ICOGESP é alicerçada na aprendizagem colaborativa que utiliza ferramentas educacionais e recursos tecnológicos diversificados, possibilitando ao aluno vivenciar experiência e práticas profissionais cotidianas. Aulas dinâmicas, estudos de casos, compartilhamento de experiência e a realização de atividades práticas são estratégicas utilizadas para garantir o alcance de melhores resultados de aprendizagem. Serão aulas expositivas, casos práticos, debates e exemplos.

Instrutor: Úrsula Zampieri
Foto do Instrutor:
Curriculo:

Administradora, MBA em Gestão de Pessoas, especialista em Gestão de Negócios e RH.

Investimento:

O valor da inscrição é R$ 1.890,00 (hum mil e oitocentos e noventa reais)por inscrição. Na inscrição de 3 ou mais participantes tem 10% de desconto. Acima de 6 inscrições é ofertado condições especiais.

Devendo o pagamento ser realizado por meio de deposito bancário na Agência nº. 3664-1, Conta Corrente nº. 29.261-3, Banco Bradesco, em nome da empresa BARROS E COVALO LTDA-ME, cujo é CNPJ 25.449.425/0001-03 . O curso somente será confirmado com a inscrição mínima de 25 (vinte e cinco) pagantes. Reservando a empresa o direito de cancelar o curso sem qualquer ônus a mesma, caso esse quantitativo não seja alcançado.

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INÍCIO DE MANDATO COM FOCO NOS 100 PRIMEIROS DIAS DE GOVERNO

Data do curso: 22 a 24 de janeiro
Horário:

08h às 12h e 14h às 18h - Horário de Brasília

Duração: 24 horas
Local: Sede da ICOGESP - Palmas/TO
Inclusos: Apostila digital, bloco, caneta e certificado (mediante o cumprimento da carga horária obrigatória). Faça sua inscrição e ganhe uma mochila, um copo térmico e um marca-texto.
Metodologia:

A metodologia adotada pela ICOGESP é alicerçada na aprendizagem colaborativa que utiliza ferramentas educacionais e recursos tecnológicos diversificados, possibilitando ao aluno vivenciar experiência e práticas profissionais cotidianas. Aulas dinâmicas, estudos de casos, compartilhamento de experiência e a realização de atividades práticas são estratégicas utilizadas para garantir o alcance de melhores resultados de aprendizagem. Serão aulas expositivas, casos práticos, debates e exemplos.

Instrutor: Dr. Buenã Porto Salgado e Prof. Carlos de Assis
Curriculo:

Dr. Buenã Porto Salgado

 

Prof. Carlos de Assis

 

Investimento:

O valor da inscrição é R$ 2.000,00 (dois mil reais) por inscrição

Condição especial: desconto de 25% para os inscritos ate dia 20 de janeiro de 2025.

Após 20/01/2025, na inscrição de 3 ou mais participantes tem 10% de desconto. Acima de 6 inscrições é ofertado condições especiais.

Devendo o pagamento ser realizado por meio de deposito bancário na Agência nº. 3664-1, Conta Corrente nº. 29.261-3, Banco Bradesco, em nome da empresa BARROS E COVALO LTDA-ME, cujo é CNPJ 25.449.425/0001-03 . O curso somente será confirmado com a inscrição mínima de 25 (vinte e cinco) pagantes. Reservando a empresa o direito de cancelar o curso sem qualquer ônus a mesma, caso esse quantitativo não seja alcançado.

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FORMAÇÃO DE AGENTES DE CONTRATAÇÃO, COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO, PREGOEIRO E EQUIPE DE APOIO

Data do curso: 24 e 25 de fevereiro
Horário:

08h às 12h e 14h às 18h - Horário de Brasília

Duração: 16 horas
Local: Sede da ICOGESP - Palmas/TO
Inclusos: Apostila digital, bloco, caneta e certificado (mediante o cumprimento da carga horária obrigatória). Faça sua inscrição e ganhe uma mochila, um copo térmico e um marca-texto.
Metodologia:

A metodologia adotada pela ICOGESP é alicerçada na aprendizagem colaborativa que utiliza ferramentas educacionais e recursos tecnológicos diversificados, possibilitando ao aluno vivenciar experiência e práticas profissionais cotidianas. Aulas dinâmicas, estudos de casos, compartilhamento de experiência e a realização de atividades práticas são estratégicas utilizadas para garantir o alcance de melhores resultados de aprendizagem. Serão aulas expositivas, casos práticos, debates e exemplos.

Instrutor: Rafael Biscaro
Foto do Instrutor:
Curriculo:

Gestor de Políticas Públicas, Formado Pregoeiro especialista em Pregão Presencial e Eletrônico pela FUNDAP.

Investimento:

O valor da inscrição é R$ 1.890,00 (hum mil e oitocentos e noventa reais) por inscrição. Na inscrição de 3 ou mais participantes tem 10% de desconto. Acima de 6 inscrições é ofertado condições especiais.

Devendo o pagamento ser realizado por meio de deposito bancário na Agência nº. 3664-1, Conta Corrente nº. 29.261-3, Banco Bradesco, em nome da empresa BARROS E COVALO LTDA-ME, cujo é CNPJ 25.449.425/0001-03 . O curso somente será confirmado com a inscrição mínima de 25 (vinte e cinco) pagantes. Reservando a empresa o direito de cancelar o curso sem qualquer ônus a mesma, caso esse quantitativo não seja alcançado.

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Data do curso: 06 a 08 de fevereiro
Horário:

08h às 12h e 14h às 18h - Horário de Brasília

Duração: 20 horas
Local: Sede da ICOGESP - Palmas/TO
Objetivos:

Capacitar os profissionais ligados direta ou indiretamente a área de compras, licitações e contratos, fortalecendo no exercício de suas atribuições, buscando as melhores práticas, em consonância com a observância aos princípios e normas legais;

Aperfeiçoar as equipes das Unidades Demandantes que atuam na Fase Preparatória da contratação pública, verificando os procedimentos usuais e buscar melhorar as práticas para alcançar maior celeridade na instrução dos processos.

Publico alvo:

Gestores, Secretários Municipais, Servidores e Colaboradores do Município de Figueiropólis – TO.

Agentes públicos que atuam como demandantes (Unidades Requisitantes), na fase preparatória com a elaboração dos artefatos como: DFD-Documento de Formalização da Demanda, ETP- Estudo Técnico Preliminar, TR - Termo de Referência e Pesquisa de Preços públicas, e ainda, gestores e fiscais de contratos, e todos os envolvidos direta ou indiretamente nos procedimentos de licitações e contratos administrativos, que buscam conhecimento das premissas que norteiam as contratações públicas

Programa do Curso:

MÓDULO I – AGENTES PÚBLICOS (SERVIDORES E COLABORADORES) (06 e 07 de fevereiro de 2025 – 08 as 12 e das 14 as 18hs)

  • Aspectos Fundamentais da Lei n. 14.133/2021
    • Objetivos da Licitação
    • Atores da Nova Lei de Licitações
    • Área demandante;
    • Equipe de Planejamento
    • Agente de Contratação;
    • Equipe de Apoio, Comissão de Contratação;
    • Gestor e Fiscal de Contrato.
  • Planejamento das Compras Públicas e Plano Anual de Contratações – PCA
    • Princípio do Planejamento
    • 5(cinco) Passos para iniciar o Planejamento das Compras Públicas
    • Riscos de NÃO fazer o planejamento
    • Definição e objetivos do PCA
    • Preparação e planejamento de contratações futuras;
    • Como elaborar o PCA, abordagem prática:
    • O que deve constar no PCA;
    • Consolidação do PCA;
    • Calendário de Contratações/Licitações;
    • Alinhamento com o Orçamento Anual.
  • Fase Preparatória e os Artefatos
    • Importância da fase preparatória
    • Artefatos da Fase Preparatória (DFD, ETP, TR)
    • Como elaborar o DFD - Documento de Formalização de Demanda
    • Quando é necessário o DFD
    • Elementos essenciais do DFD
  • Oficina: Apresentação de um modelo de DFD Simplificado com elaboração na prática
  • ETP - Estudo Técnico Preliminar
    • Aspectos normativos e prático do ETP.
    • Objetivo da norma;
    • A obrigatoriedade em adotar o ETP;
    • Hipóteses de dispensar o ETP;
    • Elementos essenciais do ETP;
    • Melhor forma de elaborar um ETP;
    • Subsídio à elaboração do TR/PB;
    • A Instrução Normativa SEGES Nº 58/2022 (boa pratica)
  • Termo de Referência - TR
    • Conceito e importância do TR;
    • Elementos essenciais do Termo de Referência;
    • Responsáveis pela elaboração;
    • Agrupamentos dos itens em grupos ou lotes;
    • Possibilidade de indicação de marca (similar ou equivalente);
    • Exigência de vistoria ou visita técnica;
    • Regimes de Execução;
    • Critérios de aceitação do objeto;
    • Deveres do Contratante e do Contratado;
    • Sustentabilidade e o Termo de Referência;
    • Quando utilizar Termo de Referência e quando utilizar Projeto Básico;
    • Decisões do TCU;
    • A instrução normativa 81/2022;
    • Exceções à elaboração do TR.
  • Pesquisa de Mercado
    • Obrigatoriedade da Pesquisa de Preço (Normas);
    • A estrutura da Pesquisa de Preço segunda a Lei nº 14.133/2021;
    • Os parâmetros de pesquisa de preços;
    • Os procedimentos para realização da pesquisa de preços no mercado;
    • Pesquisa de mercado X Pesquisa de Preços;
    • Preço estimado X Preço Máximo;
    • Sobrepreço e Superfaturamento;
    • Estimativa de Preços – Preços excessivos, inexequíveis e metodologia para apuração do valor de referência;
    • Estimativa de Preço Referencial quando da Elaboração do ETP e do TR/PB;
    • Conhecendo ferramentas do governo para a realização da pesquisa de preço;
    • Formalização da Pesquisa de Preços.
    • A Instrução Normativa SEGES/ME Nº 65/2021;
    • Caracterização das fontes consultadas;
    • Registro dos fornecedores que foram consultados e não enviaram propostas;
    • Mapa comparativo de preços;
    • Metodologia utilizada para aferição e descarte de valores considerados inexequíveis e/ou excessivamente elevados;
    • Metodologia final utilizada para definição do valor estimado;
    • Justificativa de preços para inexigibilidade e dispensa de licitação.

MÓDULO II – GESTORES / SECRETÁRIOS MUNICIPAIS (Dia 08 de fevereiro de 2025, das 8 as 12hs)

  • Principais Pontos da nova Lei de Licitações e o Papel do Gestor na Administração Pública Municipal
    • Quem são os atores da Gestão Municipal?
    • O que são Políticas Públicas e qual o papel do gestor público?
    • Impacto das Compras Públicas no Município Visão Sistêmica da Contratação Pública
    • Quem são as áreas demandantes e quais suas responsabilidades
    • Principais desafios da Gestão Pública Municipal
    • Responsabilização dos Gestores e Agentes Públicos
    • LOA – Lei Orçamentária Anual e PCA – Plano de Contratação Anual
Inclusos: Apostila digital, bloco, caneta e certificado (mediante o cumprimento da carga horária obrigatória). Faça sua inscrição e ganhe uma mochila, um copo térmico e um marca-texto.
Metodologia:

O curso será apresentado através de aulas expositivas, na modalidade presencial, com material didático de acompanhamento disponibilizado pelo ICOGES, sendo o conteúdo programático dividido da seguinte forma:

  • Módulo I – Dias 06 e 07/02/2025 (manhã e tarde), com carga horária de 16 (dezesseis) horas/aula com conteúdo específico para os agentes públicos/servidores e colaboradores, com uma oficina prática com a elaboração de artefatos da fase preparatória.
  • Módulo II - Dia 08/021/2025 das 08h00 às 12h – (manhã) com carga horária de 4(quatro) horas/aula com conteúdo específico para os Gestores/Secretários Municipais.
Instrutor: Ana Cristina Araújo
Foto do Instrutor:
Curriculo:

● Auditora de Controle Externo do TCE/AC, tem formação em administração de empresas, é especialista em Licitações e Contratos Administrativos, pós-graduada nas áreas de Gestão Pública com ênfase em Controle Externo; Ensino à Distância; e Didática e Docência do Ensino Superior.

● De 1986 a 2003, foi Diretora de Administração e Finanças da Micro Data, empresa comercial com atuação na área de tecnologia da informação, e tinha como principal atribuição preparar propostas e documentos para participar como licitante nos certames da Administração Pública, acompanhou inclusive o início da Lei n. 8.666/93.

● De 2004 a 2008 foi Assessora Técnica no Setor de Compras e Material da Secretaria de Estado de Educação do Acre, fez parte da equipe responsável pela execução das licitações e contratos administrativos, com elaboração de termos de referências e outros documentos da fase preparatória, visando atender as demandas das escolas do sistema estadual.

● De 2009 a 2010 tomou posse no cargo efetivo de Administradora-Especialista Penal no Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre-IAPEN, atuando como Administradora da Unidade Prisional, e em seguida no Departamento de Compras e Convênios, executando as licitações do IAPEN neste período.

● Desde 2010 é servidora efetiva do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), no cargo de Auditora de Controle Externo, inicialmente atuando na auditoria de prestação de contas, em seguida atuou por 10 anos como Pregoeira e Presidente da Comissão Permanente de Licitação, sendo responsável pela instrução dos processos de compras do TCE/AC, com a elaboração de documentos da fase preparatória e orientações na fase da execução contratual.

● Desde 2021 exerce o cargo de Diretora de Administração e Finanças do TCE/AC, coordenando os seguintes setores: Comissão Permanente de Contratação; Divisão de Licitações e Contratos; Divisão de Serviços Administrativos; Divisão de Recursos Humanos e Divisão Financeira.

● Desde 2010 atua como instrutora da Escola de Contas do TCE/AC, ministrando diversas capacitações aos agentes públicos estaduais e municipais em matérias que envolvem as compras públicas.

● É administradora atuante no Conselho de Administração, atualmente eleita para o biênio 2023/2026 como Conselheira Federal pelo Acre e é Coordenadora do Grupo de Trabalho – Compras Públicas do Sistema CFA/CRAs.

● No biênio de 2019 a 2020 foi Presidente do Conselho de Administração do Acre- CRA/ACRE.

● Atuou de 2010 a 2015 como Docente em Instituições de Ensino Superior, em cursos de graduação e pós-graduação, ministrando disciplinas nas áreas de Administração Pública e Privada, Administração Empresarial, Recursos Humanos, Marketing e Empreendedorismo, nas universidades do Estado do Acre e Rondônia: FAAO/U-Verse, UNINORTE, UNIMETA, FIMCA-RO e SÃO LUCASRO.

● É consultora e assessora técnica na área de gestão pública, prestando serviços especializados em órgãos públicos na esfera municipal, estadual e federal, orientando agentes públicos na correta instrução do procedimento licitatório, sempre buscando a boa gestão dos recursos públicos e a consonância com a legislação.

● Atua como professora e palestrante de treinamentos abertos e fechados relacionados com temáticas na área de licitações e contratos, em organizações públicas e privadas, totalizando mais de 5 mil alunos capacitados, ministrando cursos por todo Brasil.

● Com mais de 20(vinte) anos de experiência prática e teórica na área de Licitações e Contratos Administrativos.

● Ministra cursos e treinamentos direcionados para a nova Lei de Licitações e Contratos (Lei n. 14.133/21) e normas correlatas.

● Escreve artigos relacionados às contratações públicas, além de compartilhar regularmente conteúdos acerca do tema em suas redes sociais, e é co-autora do Livro ETP.

Investimento:

Devendo o pagamento ser realizado por meio de deposito bancário na Agência nº. 3664-1, Conta Corrente nº. 29.261-3, Banco Bradesco, em nome da empresa BARROS E COVALO LTDA-ME, cujo é CNPJ 25.449.425/0001-03 . O curso somente será confirmado com a inscrição mínima de 25 (vinte e cinco) pagantes. Reservando a empresa o direito de cancelar o curso sem qualquer ônus a mesma, caso esse quantitativo não seja alcançado.

 

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